Contato por e-mail
Página do Facebook
Página do Instagram
Tempo Agora
Min. 5 °
Máx. 15 °

Nossa História

Você está em: Página Inicial > Nossa História

Em 1873, a Companhia Colonizadora de Hamburgo, na Alemanha, comprou as terras ao longo do riacho São Bento, onde se instalaram as 70 famílias de imigrantes, oriundas da Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia e antiga Tchecoslováquia, além de algumas brasileiras.

Iniciar a vida numa nova pátria não significava abrir mão dos usos e costumes deixados na Pátria-Mãe. Por isso, junto à vontade indomável de trabalhar, trouxeram sua história, seus usos e costumes, sua língua e sua cultura, expressa através da música, da literatura, do folclore e do teatro.

São Bento do Sul descobriu na transformação da madeira a sua vocação. De oficinas totalmente artesanais no início do século, à tecnologia de ponta hoje utilizada, os móveis de São Bento do Sul são reconhecidos internacionalmente por sua beleza e qualidade.

“Cidade da Música” e “Cidade do Folclore” são alguns dos slogans culturais de São Bento do Sul, que mantém grupos folclóricos, cujas danças demonstram a pureza da tradição de diferentes regiões da Europa. A preservação da cultura dos antepassados é um dos traços marcantes da comunidade de São Bento do Sul. Pessoas de todos os níveis sociais se orgulham em vestir o traje típico em festas e eventos ligados às tradições de origem.

Uma das heranças dos imigrantes é a Schlachtfest e o Bauernball (Festa da Matança e Baile do Colono), trazida das cidades de origem, na Europa, realizada ao final do período de colheita para comemorar as boas safras. Em 1998 foi criada a Musikfest, com o objetivo de perpetuar as atividades musicais e folclóricas da cidade e região. Outra herança deixada pelos antepassados são as Retretas de Verão que consistem em um tradicional evento musical de apelo popular, que acontece anualmente desde 1940, durante as noites de 4ª feira dos meses de Janeiro e Fevereiro. O evento é realizado na Praça Getúlio Vargas, localizada no centro da cidade e também na Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford. A cada noite do evento, após anúncio por fogos de artifício, há apresentações folclóricas e culturais e a Banda Treml apresenta músicas folclóricas alemãs no coreto da praça para a população da cidade e, ao final da noite, distribui balas para as crianças.

São Bento do Sul possui uma forte marca em sua memória – a saga dos colonizadores, que, apesar de todas as adversidades, conquistaram a nova terra e consolidaram uma sociedade cujo registro desta história se faz concreto em sua arquitetura. O estilo teuto-brasileiro pode ser percebido em vários lugares da cidade, principalmente em seu centro-histórico que apresenta diversas unidades arquitetônicas de elevada beleza e charme.

Para adquirir alguma lembrança, presente, artesanato, literatura, pintura, escultura, entalhe, etc, existe a opção das Associações Casa do Artista e a AMA, localizadas junto a Prefeitura Municipal, no centro da cidade. Na gastronomia, além dos pratos típicos alemães (eisbein, kassler, repolho azedo, purê de batatas e café colonial) e poloneses (pirogui, alusqui, pernil e chucrute com costelinha), podemos destacar as bolachas pintadas a mão, o chocolate tradicional e os embutidos.

Receba Novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o turismo em São Bento do Sul.
Apoio
Santur
Consórcio Intermunicipal Quiriri
Comtur
Brasil
Departamento de Turismo
Rua Jorge Lacerda, 11 - Centro
CEP: 89280-175
São Bento do Sul (SC)
TELEFONES DO DEPARTAMENTO DE TURISMO
(47) 3633-6942
(47) 3626-2123
(47) 3626-6669